home

fórum

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 


 

 

 

ANCHOVA / ENCHOVA

Bluefish

Pomatomus saltatrix - Pomatomus saltator

 

São peixes pertencentes à família Pomatomidae. Habitam águas costeiras, preferindo ambientes com águas temperadas, e com alguma movimentação, (corrente e agitação) próximo das rochas, umas vezes em lugares mais afastados, outras muito perto do litoral.
Percorrem todo a costa portuguesa, no entanto aparecem com mais frequência nas regiões do sul principalmente Algarve e Costa Vicentina, não sendo rara a sua entrada nos estuários ode procuram caçar juvenis. É um peixe bastante forte, muito voraz que ataca as iscas com grande velocidade, permitindo uma boa luta quando ferrado. Geralmente anda em cardumes e, estão acompanhados por outras espécies, como os robalos.
São peixes predadores que atacam cardumes de peixes como sardinhas, carapaus e cavalas.
Em regiões de pedras e algas (laminarias), ficam emboscadas à espera de pequenos peixes, e não descartam o marisco que se vai libertando da rocha. É normal caçarem ao longo da costa perseguindo cardumes de petinga, tal como o robalo, também gostam de caçar por detrás da rebentação, nestas alturas são por vezes sentidas pelos pescadores de corrico que se aproximam dessas zonas procurando os robalos, algumas vezes atacam as amostras, mas normalmente cortam as linhas pois estas não são suficientemente fortes para aguentarem a sua força e os seus dentes.
A pesca a estas bichinhas pode ser feita com iscas naturais, ou ao corrico com amostras. Para pescar com iscas naturais os anzóis devem ser robustos e empatados com linha de aço, sendo as iscas mais indicadas a sardinha e a cavala. Para pescar com iscas artificiais, as amostras que emitam uma petinga ou uma cavala são normalmente as mais indicadas.
Na nossa costa de Cascais já houve anos em que entraram com alguma abundância perseguindo cardumes de petinga, no entanto de alguns anos para cá raramente se capturam enchovas, o que é uma pena pois a luta que proporciona vale a pena.

António Lemos

http://www.cascaismarepesca.com/

 

 

Fernando Magalhães - Algarve

 

TAMANHO MÁXIMO REGISTADO:  1M 50CM      PESO:  18 KGS

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2014 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  WebhostptWebmaster