t - shirts katembe 
     horóscopo do pescador     
      mapa de actividade
      código de comportamento do pescador

 

home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

Contacta-nos

 

 

 

 

BICA

Common Pandora

pagellus erythrinus

família: sparidae

 

 

Espécie que não aparece com frequência. pode dizer-se que capturar uma bica é mesmo uma sorte. Peixe de tons vermelhos e rosa com a barriga esbranquiçada, é normalmente encontrado entre os 60 e os 100 metros de profundidade, em fundos mistos (areia/rocha).

Tem uma boca pequena e sua alimentação é carnívora, constituída por crustáceos, moluscos, e vermes.

Matreiras, a sua picada é muito leve - primeiro dão umas beliscadelas leves, dão uns toques e só depois o metem na boca, pelo que há que haver paciência e sensibilidade da parte do pescador.

Depois de ferradas e após 2 ou 3 investidas deixam-se trazer para a superfície com alguma facilidade mas, na fase final, as investidas voltam com maior violência. Tem tendência a livrar-se dos anzóis com alguma facilidade, pelo que todo o cuidado é pouco.

 


TAMANHO MÍNIMO PARA CAPTURA - 15 cm

 

(Organizações internacionais de defesa do ambiente têm solicitado a Portugal que o tamanho mínimo legal desta espécie seja alterado para os 18 cm, mas sem qualquer resposta até esta data)

 

 

Tamanho máximo registado:  63 cm   Peso  3,2 kgs

 

 

 

 

 

 

Última actualização / Last updated:   

 

contador de visitas gratis visitantes

Page Ranking Tool

   Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2019 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster