home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 

 

COMO SALVAR UM PEIXE VÍTIMA DE RÁPIDA DESCOMPRESSÃO

 

Como todos sabemos, principalmente aqueles que praticam a pesca embarcada, há peixes que chegam à superfície com parte do estômago fora da boca e do intestino fora do ânus, devido à subida rápida à superfície sem tempo para fazerem a necessária adaptação (descompressão), o que faz com a bexiga natatória, que está preparada para a profundidade onde o peixe se encontra, mantenha a sua pressão interna quando, à superfície a pressão externa é muito menor.

Nestes casos, mesmo que devolvamos o peixe à água este é incapaz de mergulhar, mantendo-se à superfície onde, após várias tentativas sem sucesso para voltar ao fundo, acaba por morrer.

 

 



 

Mas quando se é praticante do "pesca e solta" ou nos casos em que não queremos aproveitar o peixe e o devolvemos à água, e para que este não venha a morrer, pode-se salvá-lo fazendo o seguinte:

Com uma agulha hipodérmica de tamanho #10 ou pouco maior, inseri-la cuidadosamente logo abaixo da linha lateral do peixe, num ângulo de 45º e na zona perto da barbatana peitoral, muito devagar. Acabará por ouvir nitidamente os gases a sairem da bexiga natatória quando a atingir. Poderá então devolver o peixe à água e este mergulhará de imediato. Tudo isto deverá ser feito com a maior rapidez para que o peixe regresse ao seu ambiente em boas condições.

 

Existe, ainda assim, um grande risco de se furar algum orgão interno do peixe, por engano ou descuido, e o risco de infecções devido ao ferimento. Pode encontrar-se à venda um engenho simples (SFD-Shelton Fish Descender)  que evita o furo da bexiga - pode saber mais sobre o seu funcionamento aqui

 

 

Nunca force o estômago do peixe para dentro da boca - este voltará à posição correcta assim que o peixe mergulhar.

 

 

VEJA O VÍDEO

PS: Apenas os peixes ósseos têm bexiga natatória, que está ausente nos peixes cartilaginosos.

GIF Tap Portugal 120x90

SeedingUp | Digital Content Marketing

 


Última actualização / Last updated:   

 

       Page Ranking Tool   

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster