home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

Contacta-nos

 

 


 

 

 

BOGA DO MAR

Bogue

 

Boops boops, Box boops, Box vulgaris

Família  Cyprinidae Classe Actinopterygi

 

 

 

A boga é relativamente abundante na costa portuguesa (atlântica e mediterrânica) e também nos Açores e Madeira, sendo mais frequente perto da costa, tanto em fundos arenosos, rochosos ou lodosos. Tem corpo fusiforme e alongado, muito brilhante, e a boca pequena, com lábios finos. e é um peixe omnívoro,  mas prefere moluscos e larvas para a alimentação, bem como algumas espécies de algas.  Tem uma coloração cinzento-esverdeada ou azulada com 3 a 5 linhas longitudinais amareladas e uma mancha castanha junto das barbatanas peitorais. A barbatana dorsal apresenta 13 a 15 espinhos; as barbatanas peitorais são curtas, não atingindo a abertura anal. É hermafrodita e atinge a maturidade sexual com um ano vida.

 

Não tem qualquer valor comercial, sendo usado muitas vezes como isco. Exala um cheiro característico, e muitos pescadores rejeitam esta espécie, que , no entanto, tem verdadeiros apreciadores, depois de frita. Muito voraz no ataque ao isco, proporciona boa luta ao pescador.


A boga-do-mar (Boops boops) também é conhecida simplesmente por boga, boga-legítima, boga-pintada. O nome científico deve-se à dimensão e protuberância dos olhos. Há outros peixes com o nome comum boga, nomeadamente nos rios.

Pode atingir os 35 cm . 

 

COMPRIMENTO MÁXIMO REGISTADO  40 CM

 

 

 

 

 

Última actualização / Last updated:   

 

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2019 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster