home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 

 

 

AS CANAS PARA PESCA

As canas são uma parte importantíssima do material de pesca e devem ser adequadas ao tipo de pesca que se deseja praticar e também à espécie de peixe que queremos capturar.
Há variados tipos de canas e convém estar absolutamente certo de usarmos o tipo correcto quando pescamos. É a cana que vai suportar o peso e a força do peixe na luta, do lançamento, mas também fazê-lo sentir o toque. Se não tem grande experiência e quiser adquirir uma cana de pesca é aconselhável fazer-se acompanhar por alguém experiente que o possa orientar na escolha, a qual dependerá também da sua disponibilidade financeira.

 

Podem ser fabricadas em vários materiais, naturais como o bambu ou a madeira ou de produção industrial, como a fibra de vidro, de carbono ou de grafite, e as suas características principais, independentemente do material de construção, são a resistência e a rigidez / flexibilidade. Podem ser inteiras, telescópicas ou fraccionadas em 2, 3 ou mais elementos. A resistência será tanto maior quanto menor for o número de elementos, sendo a mais resistente a cana inteira e a menos resistente a telescópica, embora hoje se possam encontrar canas telescópicas de grande resistência, nomeadamente as de fibra de carbono. A resistência / acção duma cana está, regra geral, impressa no corpo da cana pelo fabricante - normalmente em gramas/quilos. Deve ter-se em conta a facilidade de transporte e o peso, que varia consoante o tipo, sendo as telescópicas as mais leves e mais fáceis de transportar .

 

 

POTÊNCIA DE UMA CANA

A potência define o esforço a que a cana resiste para lutar e retirar o

peixe da água (o seu limite de resistência)

CANAS PARA USO C/ CARRETO

POTÊNCIA CHUMBADA RESISTÊNCIA DA LINHA
 LEVE   ( light ) ATÉ 20 GRS ATÉ 5 KGS
MÉDIA  ( medium ) DE 20 A 60 GRS DE 6 A 9 KGS
PESADA  ( heavy) MAIS DE 60 GRS MAIS DE 9 KGS
EXTRA PESADA  ( extra heavy) ACIMA DE 150 GRS ACIMA DE 12 KGS   

 

 

ACÇÃO DE UMA CANA

 

 

A acção de uma cana está directamente relacionada com a sua flexibilidade - quanto mais rígida for mais rápida se torna e é indicada pelo ponto em que esta começa a vergar sob determinado peso. Note que quanto mais rápida  (mais rígida) for uma cana melhor e mais fácil será o lançamento.

 

 

 

  TEMPO DE REACÇÃO RELAÇÃO PESO-RESISTÊNCIA RESISTÊNCIA A PANCADAS CONDUTORA DE ELECTRICIDADE PREÇO
FIBRA DE VIDRO (OCA) *** *** *** NÃO $$$
FIBRA DE VIDRO (MACIÇA) ** ** ***** NÃO $$$
GRAFITE/CARBONO ***** ***** ** SIM  $$$$$
CANA OU BAMBU ** *** **** NÃO $
 

  As  canas de carbono devem ser imediatamente recolhidas em

 caso de trovoadas, por serem condutoras de electricidade.

 

Há ainda duas outras características importantes na classificação das canas de pesca:

o comprimento (medido do início do cabo até à ponteira), que tem relação directa com a   distância do lançamento;

o limite do peso de lançamento , que define o peso máximo (chumbada + isco) que a cana suporta no lançamento

 

Estas são indicações básicas que deverá ter em conta ao adquirir uma cana. Mas tudo dependerá do tipo de pesca que quiser praticar, e do local e tipo de peixe que pretenda capturar. Uma cana para pesca embarcada não é o mesmo que uma para pesca à bóia num paredão, ou para a pesca de praia (surf casting) - o comprimento da cana terá de ser adequado, bem como o carreto utilizado e o tipo de cana. Para a pesca na praia deverá utilizar-se uma cana com capacidade de lançamento superior a 120 gramas e comprimento superior aos 4 metros, com passadores largos para facilitar a saída da linha. Na pesca à bóia uma cana de acção leve (20 a 60 gramas) e comprimento adequado ao local onde pesca.

 

CUIDADOS / MANUTENÇÃO

Tenha em consideração que 90% das canas partidas acontecem durante o transporte e não durante a acção de pesca. Muitas vezes ocorrem pequenas fracturas que não se notam na altura mas que vêm depois a provocar a quebra da cana durante a acção de pesca. As portas dos carros são um inimigo declarado das canas, pelo que todo o cuidado é pouco. Hoje existem diversos dispositivos de armazenamento que evitam os danos nas canas, cuja utilização é recomendada, até porque uma boa cana constitui um investimento que pesa no orçamento do pescador.

Após um dia de pesca e ao chegar a casa a tendência é largamos o material no primeiro canto que encontramos, ou mesmo deixá-lo no automóvel até à próxima pescaria. Nunca o faça. Dê um bom banho de água doce e sabão ( pode utilizar um detergente neutro para louça ) ao seu material para o libertar do salitre e depois seque-o cuidadosamente com um pano limpo. Procure vestígios de ferrugem nas partes metálicas - partes oxidadas devem ser substituídas. Passe um bocado de algodão pelo interior dos passadores - se ficar algum pedaço preso substitua o passador. Guarde o material em local sem humidade e pronto a ser utilizado.

 

 

voltar a material para a pesca

 

 

GIF Tap Portugal 120x90

FishingFansTop

WORLD-OF-FISHING
cyber-lake.com Top Fishing Sites

Katembe Top Fishing Sites

 

Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2014 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAloja Webmaster