(Os meus) CARRETOS ANTIGOS

Quase todos nós temos um ou mais carretos antigos, que nos vieram parar às mãos pelas mais diversas razões. Hoje são autênticas relíquias, que continuam a fazer o seu trabalho, e são de uma robustez, força e durabilidade que não se encontra no material de fabrico recente, isto para além do valor estimativo. Existem hoje muitos coleccionadores de carretos antigos, cujos valores podem atingir, em alguns casos, valores consideráveis.


O primeiro e mais recente é um Shakespeare 2410 para spinning (2 rolamentos e ratio 4.2:1), fabricado nos anos sessenta ou setenta (não tenho a certeza), no Japão (Vintage Reel Blue Mint). Usei-o muitas vezes na pesca à bóia e posso dizer que sempre foi e ainda é uma belíssima máquina, e está perfeitamente conservado e funcional.


O segundo, é um carreto AIMSA - Mod Casting Junior, de fabrico espanhol, construído em meados dos anos 40, para a pesca em água salgada. Os modelos da fábrica AIMSA têm grandes afinidades com os conhecidos SAGARRA, também de fabrico espanhol. São carretos muito robustos, considerados praticamente "indestrutíveis", passe o exagero. Eram bastante populares tanto em Espanha como em Portugal, nas décadas de 40, 50 e 60.
Este meu carreto está perfeitamente funcional, embora a porca de aperto da bobina tenha apenas o ferro, pois o plástico desfez-se completamente, como se pode ver na imagem.



O terceiro é um carreto que penso ter sido fabricado nos anos 50 ou 60, mas não sei a marca nem o modelo. Tem a indicação "made in Japan" e a inscrição Orgis 576 Salt Water. Veio comigo de Moçambique e foi por lá utilizado durante anos na pesca embarcada - é de uma força impressionante e está funcional, embora a pintura esteja má. Se alguém souber identificar a marca agradeço desde já, pois o modelo será o já referido Orgis 576 Salt Water.

Com a ajuda do amigo Arthur Lothammer Filho (do Brasil) este carreto foi identificado como um Garcia Mitchell 576 Salt Water.

Muito obrigado pela colaboração.


O quarto é um carreto português, um SOFI C2. Infelizmente não conheço suficientemente a história nem do Sofi nem do Rocha, a outra marca portuguesa de carretos feitos de forma praticamente artesanal. Desconheço também a data de fabrico. O que posso dizer é que é um carreto de uma força enorme, bastante robusto e lento, um verdadeiro rebocador. Está em óptimo estado de conservação e funcionamento

A fábrica dos SOFI também fabricou, durante alguns anos, carretos para a marca francesa SERT. Os modelos eram absolutamente iguais aos SOFI, mudando apenas a marca e a referência. Exp: O Sofi K3 era igual ao Sert 802, o Sofi M3 ao Sert 802 Pum e o Sofi C3 ao Sert 803.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Mais um carreto "Made in Japan", com mais de 40 anos, de aspecto muito semelhante a um dos modelos da Mitchell, e cuja marca desconheço (a chapa com a identificação já desapareceu - o que pode ver-se é a cola no local onde estava). É também um carreto de força e está a funcionar perfeitamente. Volto a pedir a quem souber identificar a marca que faça o favor de me informar, o que desde já agradeço. Tem uma particularidade: se colocado na posição normal (virado para baixo no porta-carretos com a manivela à esquerda) funciona para trás - só quando virado para cima, com a manivela para a direita, é que funciona para a frente.

Carreto identificado pelo amigo José Pinto: POINT SPORTSMAN 470, fabricado há mais de 40 anos.


Chegámos ao sexto e último. O Sagarra mod 47. Fabricado em Espanha, em 1947, desenhado pelo senhor Isidro Llorens, tem tratamento anti-oxidante, um ratio 3:2 e capacidade de 150m (o,45 ou 200m (o,45), com uma recuperação de 60cm por cada volta da manivela.
Este carreto está muito bem conservado e em perfeito estado de funcionamento.
Toda a história  dos carretos
Sagarra no Blog Nostálgicos Carretes Sagarra, do meu amigo José Luís Lago.

   

 

 

 
 

 

 

 

 

 

  MENU

  home

   webmaster

   contacto e banners

   publicidade

   privacidade / privacy policy

   mapa do site / sitemap

   o tempo e as marés 

 

  MATERIAL / TÉCNICAS

   material

   nós

   iscos

   montagens

   o lançamento

   faça você mesmo

   marcas de material de pesca

   carretos sagarra

 

  PEIXES

  espécies

   mapa de actividade

   conservação

   o peixe na alimentação

  a visão dos peixes

   as corvinas no Tejo

 

  PESCA

  código de comportamento

   a lua e a pesca

   pesqueiros

   segurança na pesca

   ambiente

   surfcasting

   pesca embarcada

   o enjôo em embarcação

   histórias de pesca

   como retirar o peixe da água

   os nossos barcos

   Segurança náutica

   CONSULTÓRIO 

 

  VÁRIOS

  saiba mais sobre as marés

   downloads

   tabelas

   curiosidades

   galeria fotográfica

   como interpretar o windguru

   antigos navios portugueses

   weblinks

   horóscopo

 

 

4reel fishing

Japan's Top

The Outdoor Lodge's

Saltwater 100

TOP 100 FISHING SITES

Bass/ Hook

WORLD-OF-FISHING

cyber-lake.com Top Fishing Sites

TOP 100 WATERSPORTS SITES

Norfolk

Top 100 Fishing Sites on Top100Add.com - Add your Site, Boost Your Traffic!

FishingFansTop

Katembe Top Fishing Sites

 

 

 

 

 

 

teliad | Rank Better - Earn More

 

 

 Ir para o topo da página topo

 Última actualização / Last updated:   

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool  

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2012 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  Webhostpt | Webmaster