home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 


 

CHOCO

cuttlefish

 

Sepia officinalis

Classe Cephalopoda

Os moluscos são divididos em várias classes distintas: Cephalopoda (Lulas, Polvos e Chocos), Acephala (Conchas) e Gastropoda (Caracóis). As lulas e os chocos possuem um rudimento de concha interna — a pena, siba ou gládio, de natureza calcária e rígida. A característica principal dessa classe é a presença de pés transformados em tentáculos ligados directamente à cabeça, explicando-se assim a origem do nome (do grego cephale, ‘cabeça’, pous, podos, ‘pés).

Os polvos (Octopus vulgaris) e as lulas (Loligo Loligo e Sepia officinalis) possuem, respectivamente, oito e dez tentáculos. Nos polvos, a massa visceral fica contida num saco pendente da cabeça. São também portadores de uma bolsa de tinta que utilizam nos momentos de perigo. As lulas e os chocos deslocam-se por jacto-propulsão, à custa da eliminação brusca e violenta da égua por um sifão situado junto à prega do manto que forma as brânquias. Em relação à concha, que é uma das características dos moluscos cefalopodes, no caso da lula a concha está reduzida a uma lâmina e tornou-se interna; no caso do choco, só permanece uma tira ( a pena) e nos polvos já não existe qualquer traço da concha.

Muitas características dos cefalópodes estão directa ou indirectamente relacionadas com a sua vida activa e com o metabolismo elevado. Essas características incluem:

a) Brânquias secundariamente dobradas.
b) Ausência de cílios branquiais.
c) Sistema vascular sanguíneo fechado.
d) Corações branquiais acessórios.
e) Presença de hemocianina.
f) Olhos altamente desenvolvidos.
g) Sistema nervoso e comportamento complexos.
h) Cromatóforos.
i) Glândula de tinta.

A maioria dos cefalópodes (colóides) tem o jacto de água produzido pela contracção da parede do manto, tornando possível uma força e velocidade maiores. A concha é interna e reduzida ou inexistente , deixando a parede do manto livre para bombear a água.

Dissecação do choco

O choco, carnívoro e caçador rápido e astuto, bastante voraz, tem o trato digestivo completo, complexo, com tratos ciliados para seleccionar partículas pequenas; boca com uma faringe muscular e com um par de mandíbulas córneas semelhantes a um bico de papagaio invertido e uma rádula, apresenta fileiras transversais de diminutos dentes quitinosos para raspar alimentos, abrindo-se o anûs na cavidade do manto e uma glândula digestiva grande, A cabeça de bom tamanho tem dois olhos conspícuos e uma boca central, a qual é circundada por 10 braços carnosos, contendo ventosas em forma de taça; o quarto par de braços são tentáculos retrácteis longos.

Para caçar. o choco nada para a frente com os braços unidos e lança-se sobre a presa ejectando repetidamente água pelo sifão; os braços separam-se, a presa é agarrada e levada para a boca, mordida pelas mandíbulas e deglutida. Tem uma enorme capacidade de fuga aos predadores, não só pela sua velocidade como pela capacidade de alterar a sua coloração para se confundir com o ambiente e o jacto de "tinta" que expulsa da bolsa do ferrado, destinado a turvar a água permitindo-lhe a fuga.

Aparece com grande frequência no fim da Primavera e no Verão, altura em que se aproxima da costa e pode ser pescado da mesma forma das lulas, isto é utilizando amostras  (toneiras ou palhaços) em lançamentos longos, corricando depois lentamente, evitando sempre que a amostra chegue ao fundo para não prender.  Pode também usar-se a amostra de chumbo, que se vai movimentando para cima e para baixo. Quando se sente o choco preso deve recolher-se a linha sem parar, mas sem violência, para que este não se solte, pois fica preso pelos tentáculos e estes são relativamente frágeis. Quando apanhar um ... tenha cuidado...não fique pintado de preto!!!!  Para o soltar da amostra não lhe toque - inverta a posição da toneira e ele cai ...

Palhaço para pesca à lula e ao choco

 

Toneira para pesca à lula e ao choco

 

 

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

        Page Ranking Tool    

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017| Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por   LusoAlojaWebmaster