home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 

 

Ver a crónica 1 - As cavalas na alimentação

Ver a crónica 2 - Histórias de VN Milfontes

Ver a crónica 3  - O atum gigante

Ver a crónica 4 - O robalo do Vitor

Ver a crónica 5 - A dentada da anchova

Ver a crónica 6 - O Filho da Puta

Ver a crónica 7 - Robalo com mais de 5 kgs

Ver a crónica 8 - Festival de Páscoa

Ver a crónica 9 - A tintureira que não o era

 

 Histórias de Pesca

Crónica nº 5

A DENTADA DA ANCHOVA

 

 

Sou amante da pesca e do mar desde criança. Desde então pesco e faço caça submarina, tendo sempre como meu mestre o meu querido pai. A seguinte história é apenas mais uma dos meus contactos com o mar. No verão de 2007 dediquei as minhas caçadas sub à anchova, mesmo por fora da rebentação das ondas, procurando-as no limiar da "água branca".

Fiz pescarias espectaculares, sendo o maior exemplar de 12 Kgs. No dia 12 de Agosto desse ano e a pescar de cana (e de pedra) com a minha filha de 7 anos, vi passar mesmo junto da rebentação o vulto de 2 anchovas. Corri a casa (a 200m) buscar a arma, máscara, barbatanas e punhal. Mal saltei na água vi o vulto das 2 anchovas a entrar numa pequena enseada mesmo na rebentação.

 

 

Aproximei-me sempre a marcar a ondulação e disparei, trancando a anchova maior. Deixei-a correr um pouco e quando cansada, abracei-a e no momento que lhe ia enfiar o punhal por detrás dos olhos ela escorregou-me com uma onda que passou e abocanhou-me o meu braço esquerdo.

A minha sorte foi que foi um simples fechar e abrir de boca, pois se continuasse a fechar, traçava um bom naco de carne fora (como traça um sargo quando estamos a retirá-lo da água com uma cana). As luvas são fundamentais e o fato...mas com a pressa para chegar ao local não me equipei.

Já apanhei centenas (para não dizer milhares) de anchovas, bicudas, moreias e outros peixes com dentes que devemos evitar. Na verdade nunca pensei levar uma dentada de uma anchova e ganhar uma tatuagem 5 estrelas de dentinhos triangulares. Podem ver acima fotos da anchova que me tatuou e da anchova de 12 kgs.

Rui Rosa

 

 

 

 

 

 

 

ANCHOVA / ENCHOVA

Bluefish

Pomatomus saltatrix - Pomatomus saltator

 

São peixes pertencentes à família Pomatomidae. Habitam águas costeiras, preferindo ambientes com águas temperadas, e com alguma movimentação, (corrente e agitação) próximo das rochas, umas vezes em lugares mais afastados, outras muito perto do litoral.
Percorrem todo a costa portuguesa, no entanto aparecem com mais frequência nas regiões do sul principalmente Algarve e Costa Vicentina, não sendo rara a sua entrada nos estuários ode procuram caçar juvenis. É um peixe bastante forte, muito voraz que ataca as iscas com grande velocidade, permitindo uma boa luta quando ferrado. Geralmente anda em cardumes e, estão acompanhados por outras espécies, como os robalos.
São peixes predadores que atacam cardumes de peixes como sardinhas, carapaus e cavalas.
Em regiões de pedras e algas (laminarias), ficam emboscadas à espera de pequenos peixes, e não descartam o marisco que se vai libertando da rocha. É normal caçarem ao longo da costa perseguindo cardumes de petinga, tal como o robalo, também gostam de caçar por detrás da rebentação, nestas alturas são por vezes sentidas pelos pescadores de corrico que se aproximam dessas zonas procurando os robalos, algumas vezes atacam as amostras, mas normalmente cortam as linhas pois estas não são suficientemente fortes para aguentarem a sua força e os seus dentes.
A pesca a estas bichinhas pode ser feita com iscas naturais, ou ao corrico com amostras. Para pescar com iscas naturais os anzóis devem ser robustos e empatados com linha de aço, sendo as iscas mais indicadas a sardinha e a cavala. Para pescar com iscas artificiais, as amostras que emitam uma petinga ou uma cavala são normalmente as mais indicadas.
Na nossa costa de Cascais já houve anos em que entraram com alguma abundância perseguindo cardumes de petinga, no entanto de alguns anos para cá raramente se capturam enchovas, o que é uma pena pois a luta que proporciona vale a pena.



António Lemos

http://www.cascaismarepesca.net/

 

 

 

Vídeos Katembe

Feira da Ladra - Lisboa

WORLD-OF-FISHING

 


Última actualização / Last updated:   

 

        Page Ranking Tool    

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAloja Webmaster