home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

 

DOURADA

Gilt-head seabream

chrysophrys aurata

Sparus auratus

família: sparidae

As douradas (são da família dos sargos, pargos, bogas e gorazes), têm o corpo oblongo, coberto de escamas geralmente dentadas. Têm três espinhos na barbatana anal.  O céu da boca é liso e possuem uma dentição característica, com dentes incisivos cortantes (4 ou 6 em cada maxila) e os posteriores arredondados (em três fiadas). Esta dentição permite-lhe partir as conchas grossas dos moluscos de que se alimentam. Habitam os mares tropicais e temperados (nas partes mais quentes), sendo relativamente abundante no Mediterrâneo e Atlântico, na costa portuguesa. Peixe relativamente sedentário, mas com tendência a acompanhar as correntes quentes. Geralmente solitário, pode também enquadrar-se em grandes cardumes, nomeadamente na época do acasalamento - desova.

Vive  próximo das costas e desova entre Outubro e Dezembro - é um peixe essencialmente carnívoro, mas muito tímido. Pode atingir cerca de 1 metro ou mais de comprimento e mais de 10 quilos de peso. A sua carne é um pouco seca mas de um gosto excelente. Aparece até aos 150 metros de profundidade, mas é entre os 25 e 30 metros que se sente mais à vontade. 

A sua pesca  ideal é ao fundo ( com muito calor escondem-se ) e o isco.... canivetes, camarão e sardinha, ameijoa e berbigão, caranguejo mole....mas claro que também vai ao ganso e casulo e não só!!!! Dá uma boa luta quando ferrada!!!

Peso máximo registado 19 quilos - Comprimento - 1m 50cm - Idade - 11 anos

 

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

        Page Ranking Tool    

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster