home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

 

 

JUDIA

Mediterranean rainbow wrasse

 

Coris julis

Classe - Actinopterygii
Ordem - Perciformes
Família - Labridae

 

 

As judias são peixes com o corpo estreito e esguio e uma boca com duas fileiras de dentes extremamente afiados e ligeiramente curvos. Vive em áreas de fundos rochosos e em zonas com abundância de algas, até aos 60 metros de profundidade, mas no Inverno escolhem águas mais profundas. Quando assustadas costumam enterrar-se na areia do fundo.

A sua coloração é variável, desde o castanho, passando pelo verde, azul, cinzento, vermelho, rosa, amarelo, preto e laranja; quanto mais fundo os machos vivem maior é a predominância do vermelho na sua coloração - há exemplares lindíssimos, verdadeiros arco-íris vivos.

São hermafroditas - parte das fêmeas mais velhas transformam-se em machos. A sua dieta varia entre os camarões, minhocas, pequenos gastrópodes, crustáceos e anelídeos.

 

Os pescadores experientes sabem que uma judia capturada é sinal de que se encontrou uma boa pedra, pois, na maioria das vezes, junto às judias aparecem os pargos.

 

 

TAMANHO MÁXIMO REGISTADO:  30 CM      PESO:  410 GRS

 

 

 

 

Autor do Vídeo: Henrique Nascimento, a quem o Katembe agradece a autorização concedida para a sua publicação nesta página.

 

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

        Page Ranking Tool    

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por   LusoAlojaWebmaster