home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 

 

AS MARÉS

COMO INTERPRETAR O WINDGURU PARA O SEU PESQUEIRO

 

 

 

A pesca é, sem qualquer dúvida, uma forma excelente para relaxar, de retemperar uma vida de stress e angustias, de pressão profissional, de conflitos, atitudes e sentimentos hostis, de batalhas diárias no trânsito infernal das nossas cidades... Uma forma eficaz e barata, mais saudável que muitos produtos químicos receitados por médicos e psiquiatras. O contacto com a natureza, as praias com o fragor ou o silêncio das suas águas, as aves, as margens de um rio ou a mansidão de um lago, o convívio com amigos ou familiares! Não é apenas o peixe e as emoções que a captura provoca - todo o ritual da preparação do material ainda antes da saída, a deslocação, a montagem já no local da pescaria.


Por muito que lhe custe a admiti-lo, é o pescador que pesca os melhores exemplares e em maior número é aquele que tem maior técnica e saber, exceptuando-se, logicamente, os caprichos da sorte...que também acontecem !!!  E procure sempre o melhor pesqueiro - o melhor pesqueiro é onde está o peixe !!! A conjugação das condições meteorológicas, a maré, o isco, o material disponível e o conhecimento do local são essenciais para uma boa pescaria! Observe o mar antes de iniciar a acção de pesca, junte a técnica e a experiência que possui ...E muito importante: pratique uma pesca responsável - não se junte aos predadores das espécies nem aos inimigos do ambiente - não polua e limpe o que sujou - só assim podemos nós e as gerações futuras continuar a usufruir deste prazer imenso que é a pesca.  

As trovoadas amansam o mar mas por vezes trazem ventos fortes de leste e sueste que o podem embravecer . Se o tempo estiver quente e a ameaçar trovoada é das melhores alturas para pescar - no entanto deve tomar precauções, sendo obrigatório recolher as canas de carbono e afastarmo-nos delas enquanto durar a trovoada.
Vento norte provoca mar bravo que remexe as águas de baixo para cima, condições estas desfavoráveis para a pesca.
Vento leste deixa a água lusa e mar manso - não é o ideal para pescar , embora não sendo mau de todo e o vento sul em regra aquece as águas, o que deixa o peixe mais activo e receptivo ao isco.
O tempo ideal para a pesca é um dia com céu nublado a ameaçar chuva e com vento sul, sueste ou sudoeste.

 

 


 

 

 

Compreender o fenómeno das marés reveste-se de vital importância devido ao papel que desempenham na compreensão de alterações que podem influenciar variados factores de grande importância para o pescador.

 

 

 

                                                PREIA MAR E BAIXA MAR

Durante um dia lunar num determinado local, dão-se dois fenómenos: a Preia-Mar e a Baixa-Mar. A Preia-Mar verifica-se cada vez que a lua passa no meridiano do local, enquanto que a Baixa-Mar acontece quando a lua passa (ou nasce) no local oposto a esse mesmo meridiano.
Esta é a forma de sucessão mais comum nas marés por todo o globo. No entanto, como para todas as regras existem excepções, há que ter em consideração os fenómenos das marés diurnas, semidiurnas e mistas. Nas locais onde apenas ocorre uma maré por dia, devido à localização em latitude ou à especial configuração dos fundos da zona, ocorre apenas a Maré Diurna,
em vez das Marés SemiDiurnas (em que se verificam duas marés por dia). Em locais onde se verificam os dois fenómenos num período de transição, diz-se que as marés são mistas.

Entre a Baixa-Mar e a Preia-Mar, dão-se as Enchentes e as Vazantes que são os afluxos e refluxos da água a um determinado local da terra. Enquanto ocorrem as Enchentes e as Vazantes as águas imobilizam-se por determinado período que dura cerca de meia-hora nas Marés Mortas e cerca de cinco minutos nas Marés Vivas. A esse período de imobilização denomina-se Estofo.

 

 

 

A pesca e o estado da maré

 


        

 


 

MARÉS VIVAS E MARÉS MORTAS


A amplitude das marés, variável ao longo do mês, altera-se de acordo com a força de atracção entre o Sol e a Lua. Quando ambos estão em conjunção ou oposição verificam-se as Marés Vivas, que se registam especialmente em alturas de Lua Nova e Lua Cheia. Quando a lua se encontra em Quarto Crescente ou Quarto Minguante, a situação é oposta. Ou seja, têm lugar as Marés Mortas que têm origem na quadratura do Sol com a Lua.

 

 

 

por uma pesca responsável

GIF Tap Portugal 120x90

FishingFansTop

WORLD-OF-FISHING

Katembe Top Fishing Sites

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2015 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAloja  | Webmaster