home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

PARGO SÊMEA ou PARGO DA ROCHA

Redbanded seabream

 

 (pagrus auriga)

Argyrops auriga, Semapagrus auriga, Sparus auriga

Classe - Actinopterygii
Ordem - Perciformes
Família - Sparidae

Peixe da família dos Sparidae, a que pertencem também os sargos, douradas e todos os pargos, vive até aos 180 metros de profundidade, em zonas de fundo rochoso ou misto. A sua alimentação preferencial baseia-se nos cefalópedes, moluscos e crustáceos. O tamanho máximo registado é de 90cm e cerca de 5 kgs de peso.


Por vezes confundido com o sargo veado (saima), cujas listas são de cor castanha, o pargo sêmea apresenta 4/5 riscas de uma cor vermelha viva e diferenças acentuadas na estrutura da cabeça, nos indivíduos adultos, em relação ao sargo veado.

 

Embora em termos culinários seja um verdadeiro acepipe (carne branca e rija com um sabor associado ao seu tipo de alimentação), o pargo sêmea é um peixe venenoso (como indica a sua coloração vermelha viva). A picada dos espinhos da sua barbatana dorsal é perigosa devido à grande quantidade de veneno (toxinas) que segrega, com consequências irreversíveis e risco de vida para quem for alérgico ao mesmo. O veneno do pargo sêmea é comparável ao do rascasso.

 

 

 


Tamanho máximo registado: 80 cm - Peso máximo registado: 3 kgs

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

          Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAloja Webmaster