home

blogue

facebook

twitter

pesca tv

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

 

PEIXE PORCO

Triggerfish

FAMÍLIA:  Balistidae (Triggerfishes)

Balistes capriscus - Balistes carolinensis  -   Balistes vetula

 

 

 

 

Peixe porco ou peixe burro é o nome comum desta curiosa espécie de peixe, a que muitos pescadores ainda chamam, erradamente, pampo.  De hábitos diurnos, tem um corpo comprimido e em feitio de diamante,  com escamas placóides àsperas e consegue rodar cada um dos olhos independentemente. Com um mecanismo de bloqueio da primeira espinha dorsal e uma boca forte com oito dentes grandes e muito afiados em cada maxilar, são muito agressivos, exigindo do pescador algum cuidado no seu manuseamento. Conhecidos também são os verdadeiros roncos que emite, donde se presume derive o seu nome vulgar.

São essencialmente carnívoros e alimentam-se de invertebrados, crustáceos e moluscos - conseguem partir as cascas duras dos ouriços e estrelas do mar com os dentes fortes.

Aparecem em pequenos cardumes, embora seja mais vulgar aparecerem indivíduos solitários, ou em grupos até 5 adultos, e preferem fundos arenosos. Grandes lutadores quando ferrados, vendem cara a derrota e lutam até ao fim.  Para a sua pesca deve usar-se para isco lula, camarão ou ameijoa, e ter em atenção que costumam cortar a linha com os dentes, quando se sentem presos. Podem até morder o pescador, pelo que se deverá ter algum cuidado  enquanto estiver vivo.

A sua carne é muito saborosa e é usada para óptimos filetes - depois de esfolado, a pele pode também ser aproveitada. O peixe porco não é comercializado em Portugal, mas em algumas regiões do Brasil é largamente procurado e consumido.

Máximo registado: peso 7 kgs - 68 cm

 

 

 

  A PREPARAÇÃO

Como esfolar

DENTES DO PEIXE PORCO

FOTOGRAFIAS DE RICARDO ANTUNES

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2016 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster