home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 

 

PESQUEIROS NA ZONA CENTRO

 

 

 

 

 

 

 

(Colaboração do amigo Ás de Espadas de Coimbra)

 

A zona a norte do Cabo Mondego ( zonas de praia ) a Murtinheira , Quiaios e Costinha sao óptimas zonas para a pesca á borracha e ao fundo. Eu prefiro a borracha ( pingalim )
O Cabo Mondego é um dos bons locais de pesca para o robalo, sargo, e outras espécies.


Caminhando para sul deste Cabo, ( Figueira da Foz ) temos uma zona (para pesca de bóia e borracha) situada entre a antiga fábrica de cal ( da qual só resta a chaminé bem visível da praia ) passando pelo Restaurante “Costa” até ao Cemitério de Buarcos, onde a estrada faz uma curva acentuada e, salvo erro, a única que tem sinalização luminosa diurna - a este lugar chamamos " bico do cemitério " em virtude de se encontrar na esquina deste edifício - é muito bom para a bóia iscando com minhoca da pedra, tiagem ou camarão - costuma dar até com minhoca do lodo!


 

 

 

 

 

Da praia de Buarcos até a praia da Figueira não há nada de relevante. Areia areia, areia...... e chegamos ao molho norte, ou seja um paredão enorme ( que vai agora ser aumentado em mais 400 metros e que praticamente está quase em alto mar. Este molho define, ou melhor dizendo,  marca o estuário do rio Mondego e virando a norte,  fica o molho sul, que, embora mais pequeno, tem também bons pesqueiros. Este estuário tem algo que se lhe diga, pois além de só dar peixe a determinadas horas  também é necessário conhecer os pesqueiros. Vou tentar indicar alguns, os mais conhecidos, pois todos é tarefa impossível.

 

 

Molho Norte : tem uma configuração ovalóide e do lado da Figueira ( norte ) umas pedras extremamente escorregadias, denominadas pés de galo ou de galinha - seria um local óptimo para a pesca mas assim é muito perigoso. Já vi pessoas serem salvas, por terem caído entre as pedras e por um acaso alguém as viu cair e chamou os bombeiros, pois de contrário, é difícil ouvir alguém gritar se tem o azar de cair entre pedras. O lado do rio tem pedras irregulares mas que de um certo modo se consegue andar e pescar. Na ponta do molho ,a que está do lado do mar é razoável para a pesca do robalo ,sargo, peixe agulha, safio, enguia, etc, - e já vi várias vezes saírem polvos agarrados ao anzol.

 

 

À medida que nos vamos dirigindo para o lado de terra há pedras (para um bom observador) na água que formam uma espécie de corredor - isto só é visível com a maré baixa, e aí sim à bóia com qualquer tipo de isca normal, vão-se pescando uns robalozitos. Na praia em "U ", denominada assim porque parece mesmo um U, limitada a norte pelo Molho Norte e a sul por um pequeno pontão, antigo indicador da entrada da barra, pescam-se alguns robalos à bóia e segundo me contaram com cana directa. Nunca vi mas acredito que seja verdade. A isca é camarão e por vezes a minhoca do lodo. Um bom pesqueiro é junto à marina tanto para o lado de fora ( rio ) como para dentro da própria marina, só nas ultimas três horas de vazante.

 

 

 


 

Quanto do lado sul do estuário, há bons pesqueiros, desde a Ponte da Figueira da Foz até ao fim do molho sul.

 

 

 


Tanto se pesca à bóia e ao fundo como à borrachinha. As iscas são variadas, conforme o local e por vezes a isca que serve para um lado serve para o outro. Pesqueiros são diversos, uns melhores que outros só variando, por vezes conforme a maré está a descer ou a subir.

 

São estas as linhas gerais para uma pesca mais ou menos agradável na zona .Há ainda a praia a sul da Figueira da Foz denominada “ Osso da Baleia “ fica entre a Praia da Leirosa e a Praia de Pedrógão – Pinhal do Urso - por sinal não era má… mas já lá não vou há anos. pelo que não sei se continua a ser um bom pesqueiro.

 

 

 

 

pesqueiros - início 

       

25082011 120x90

FishingFansTop

WORLD-OF-FISHING
cyber-lake.com Top Fishing Sites

Katembe Top Fishing Sites

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2014 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  WebhostptWebmaster