home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

PEIXE GALO - ALFAQUIQUE - ALFAQUETE - ALFAQUIM - SÃO PEDRO

John dory , Doree, Jandorie , St. Peter's fish

 

Zeus faber - Linnaeus, 1758

FAMÍLIA: ZEIDAE

 

Peixe de corpo espalmado e arredondado, de cor entre o verde, amarelo e o castanho e o cinzento, com vários espinhos nas barbatanas, boca virada para cima, olhos proeminentes e uma característica mancha negra em cada lado do corpo, utilizada para ajuda em situações de perigo (quando ameaçado coloca-se de lado para que a mancha negra aparente ser o olho de um peixe muito grande). Atinge a maturidade sexual por volta dos 4 anos e a sua reprodução na área da costa portuguesa acontece a partir do final do Inverno.

Pode ser encontrado até aos 200 metros de profundidade, geralmente solitário. Não sendo um grande nadador, é, no entanto, um predador voraz, utilizando verdadeiras acrobacias que compensam a sua falta de velocidade, bem como a sua boca extensível. A sua alimentação varia entre pequenos peixes, crustáceos e cefalópodes, mas é, ele próprio,  presa de grande parte das espécies de tubarões.

O seu estranho aspecto esconde uma carne delicadíssima, de textura firme e cor branca, sabor doce e baixo teor de gordura, que é muito apreciada em termos gastronómicos e tem grande valor comercial.

Não sendo muito frequente, a sua pesca acontece acidentalmente na pesca embarcada quando se utilizam técnicas que visam outras espécies. Tem preferência por iscas vivas e proporciona uma luta violenta e entusiástica quando capturado.

TAMANHO MÁXIMO REGISTADO: 90 cm    PESO: 8 kgs

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

         Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster