home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 


 

PEIXE LUA
Ocean Sunfish

Mola mola (Linnaeus, 1758)

O peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo. Trata-se de uma espécie estranha, com uma fisionomia bizarra e ainda não suficientemente estudada, que pode atingir as 2 toneladas e os 3m de altura. Tem o corpo arredondado, de forma discóide e achatada, com uma pele espessa e sem escamas.

Peixe oceânico que apenas ocasionalmente pode ser encontrado na zona costeira, vivendo na coluna de água (pelágico) desde a superfície até cerca de 600m de profundidade. Passa a maior parte do tempo alimentando-se em águas profundas, escuras e frias, e só raramente costuma vir à superfície, eventualmente em busca de águas mais aquecidas, onde pode ser auxiliado por outros peixes e até pelas gaivotas na remoção dos parasitas que costuma ter na pele (transporta normalmente uma impressionante carga de parasitas - até à data a comunidade científica identificou cerca de 50 espécies diferentes, entre parasitas internos e externos)
Bastante afável para com o ser humano, alimenta-se basicamente de cefalópodes, crustáceos e placton. Por baixo da pele tem uma grossa camada de tecido cartilaginoso, que forma uma espécie de couraça.

A sua carne contém toxinas que a tornam venenosa por ingestão e é utilizada na medicina tradicional chinesa.

Embora não se conheçam inimigos naturais, é considerado um peixe raro, pelo que tem vindo a ser protegido na maior parte do mundo.

O nosso amigo Joaquim Lino, quando pescava ao largo de Peniche na sua embarcação Falcão Azul, capturou acidentalmente um peixe lua, o qual, depois de fotografado foi imediatamente libertado. (fotos em baixo)

1 -A foto

 

2 - A libertação

 

3 - Nadando já em liberdade

 

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2015 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster