home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

 

RASCASSO - RASCAÇO - ROCAZ - CANTARILHO

Scorpionfish - Small red

 

 

Família: Scorpaenidae

 

Scorpaena guttata

Scorpaena azorica
Scorpaena laevis
Scorpaena loppei
Scorpaena maderensis
Scorpaena notata
Scorpaena porcus
Scorpaena scrofa
Scorpaenodes arenai

 

Este peixe, comum em Portugal, de aspecto pouco amigável, pertence ao grupo dos peixes escorpião e é geralmente encontrado entre os 15 e os 150m de profundidade.

A sua coloração é variável, predominando as cores fortes como o vermelho e castanho escuro, sendo o mimetismo (camuflagem) a técnica que utiliza para a captura das suas presas – imobilizados no fundo de pedra ou areia, esperam que uma presa passe perto para a engolirem. A sua alimentação é constituída principalmente por peixes pequenos, cefalópedes e crustáceos.

Grande parte dos peixes desta espécie são venenosos e quando ameaçados protegem-se eriçando os espinhos que têm na cabeça e no corpo. Deve ter-se muito cuidado quando se captura um exemplar, evitando-se as picadas dos espinhos, que são muito dolorosas e, em algumas situações podem ocasionar complicações graves, ou mesmo a morte.

Sem grande interesse para o pescador lúdico/desportivo, o cantarilho da pedra e os rocazes, da mesma espécie do rascasso, são utilizados na alimentação.

TAMANHO MÁXIMO REGISTADO:  45 cm

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

        Page Ranking Tool    

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster