home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 

 

COMO RETIRAR O PEIXE DA ÁGUA

 

Peixes pequenos, como sabemos, saem da água pendurados na linha e na cana. Mas sempre que o peixe é maior, quando o seu peso possa ocasionar a ruptura da linha, há necessidade de utilizar outras formas de o tirar da água, seja na pesca apeada ou embarcada.

Na pesca de praia ao fundo (sufcasting), deve trabalhar-se o peixe de forma a trazê-lo na direcção de terra, portanto para águas menos fundas, até que esteja muito perto da areia, quando se aproveita a força de uma onda que, ao recuar, deixará o peixe quase em seco, permitindo que possa ser apanhado à mão. (Beaching)

Na pesca embarcada, quando o peixe chega ao barco, há variadas formas de o tirar da água:

 

 

 

 

chalavar / xalavar (netting)

Para utilizar o xalavar, deve fazer com que seja a cabeça do peixe a entrar primeiro na rede.

 

 

segurar pela boca (mouth pick-up)

Introduza com cuidado o polegar na boca do peixe (cuidado c/ o anzol e com alguns dentes) e segure-o firmemente pela mandíbula com ajuda do indicador. O polegar dentro da boca mantém a boca aberta e paralisa momentaneamente o peixe.

 

 

pelos olhos (eye pick-up)

Como a figura indica. Se pretender libertar o peixe não utilize este método (também não o segure pelas guelras).

 

 

com bicheiro (gaff Landing)

A utilizar apenas quando se pretende matar o peixe. O bico do bicheiro pode ser espetado tanto na boca como no dorso ou laterais do peixe.

 

 

 

 

 

 

com alicate grip (grip Landing)

No mercado desde os anos 90, os alicates grip são bons auxiliares para embarcar o peixe capturado. A introdução das pinças na boca do peixe é facilitada pela forma achatada das mesmas. O grip tem, no entanto, a desvantagem de permitir que o peixe se debata e se movimente bastante, o que, com algumas espécies, pode fazer com que a boca se rasgue e o peixe se solte.

 

 

 

 

 

 

Vídeos Katembe

Feira da Ladra - Lisboa

WORLD-OF-FISHING

 


Última actualização / Last updated:   

 

       Page Ranking Tool   

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2018 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster