home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

Contacta-nos

 

 

CÁLCULO DO PESO MÁXIMO  DA CHUMBADA PARA LANÇAMENTOS

Para o máximo rendimento nos lançamentos, especialmente no “surfcasting”, é necessário ter em atenção alguns princípios físicos e dinâmicos.

A resistência de uma cana e o peso da chumbada cuja relação dá maior rendimento ao lançador pode ser determinada de uma forma simples:

Coloca-se o punho da cana num apoio de forma a que seja fixada com um peso ou qualquer outro meio no cabo, permanecendo a cana horizontal e bem segura.

Na linha que se passou pelas argolas e ponteira, colocam-se pesos até que a cana forme com ela própria um ângulo de 90 graus. Ao chegarmos a este ponto, estamos no limite de resistência da cana que se traduz pela totalidade de pesos colocados na extremidade linha. Sabendo-se aquele valor, para obter o maior rendimento, devem ser utilizadas chumbadas cujo peso oscile entre a centésima parte do peso colocado na ponteira e a quadragésima parte do seu valor.

Do ponto de vista físico e utilizando as fórmulas que nos dão as tolerâncias de peso, temos:

 

 

EXEMPLO:  uma cana cuja resistência seja de 10 kgs, as chumbadas a utilizar deverão oscilar entre os 100 e os 200 grs

 

 

 

 

 

 

 

Última actualização / Last updated:   

 

contador de visitas gratis visitantes

Page Ranking Tool

   Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2019 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster