home

blogue

facebook

twitter

pesca tv

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

 

RUIVO

Grey gurnard - Spiny gurnard - Carol´s gurnard

 

Lepidotrigla cavillone

Lepidotrigla carolae

Lepidotrigla dieuzeidei

Eutrigla gurnardus

 

Família Triglidae

 

Espécie que pode ser encontrada ao longo de toda a costa portuguesa, normalmente em águas com alguma profundidade, que é capturada com pouca frequência, sempre na pesca ao fundo, tanto da costa como de barco.

Vive junto ao fundo, até aos 250 metros de profundidade e prefere para alimentação peixes de pequeno tamanho, crustáceos e moluscos.

A sua cor varia entre o verde e o vermelho ou cor de laranja. O corpo está coberto de placas ósseas e tem as barbatanas peitorais de grande tamanho e com cores entre o azul e o violeta. O desenvolvimento dos raios inferiores das barbatanas peitorais faz com que as utilize para se deslocar no fundo, como se fossem patas.

 

Para a sua pesca, sempre ao fundo e que pode ser praticada todo o ano, deve utilizar-se como isco os habituais vermes ou crustáceos.

 

A sua carne é um verdadeiro petisco - basta ver o seu preço no comércio, normalmente superior ao do robalo, sargo e dourada.

 

Tamanho máximo registado: 70 cm

 

 

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2016 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster