home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

Contacta-nos

 

 

 

 

SARDINHA

European pilchard

 

Sardina pilchardus

Sardinella aurita

 

FAMÍLIA: Actinopterygii

 

 

Peixe de pequeno porte, de corpo alongado e da família do arenque, alimenta-se de plâncton e vive em grandes cardumes entre os 25 e os 100m de profundidade e em zonas relativamente próximas da costa. Ainda aparecem de vez em quando no estuário do Tejo, tal como o arenque, mas cada vez com maior raridade.

Na costa portuguesa a reprodução ocorre de Outubro a Abril. Acumula gordura desde o final da primavera até meados do Outono, para crescer e sobretudo para ter energia para a reprodução durante os meses seguintes. Esta gordura é rica em ácidos gordos polinsaturados (principalmente ómega 3), que lhe confere o típico paladar, tão apreciado pelos portugueses. É geralmente capturada com a arte do cerco, embora o arrasto, arte xávega e redes de emalhar também possam capturar  sardinhas, no meio de cardumes de cavalas, carapaus ou biqueirão.

Não é uma espécie para os pescadores lúdicos ou desportivos, embora já tenha capturado alguns arenques à linha na zona de Cascais.

 

Tamanho Máximo registado - 27.5 cm 

 

 

 

 

 

 

Última actualização / Last updated:   

 

contador de visitas gratis visitantes

Page Ranking Tool

   Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2018 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster