home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 

 


 

 

ATENÇÃO

 ALGUMAS FOTOGRAFIAS NESTA PÁGINA PODEM IMPRESSIONAR PESSOAS SENSÍVEIS 

 

SEGURANÇA NA PESCA

A pesca lúdica é considerada um desporto perigoso no nosso País, onde morrem em média 8 pescadores desportívos/lúdicos por ano - a grande maioria por incúria, desvalorização das regras básicas de segurança, ou ainda por desconhecimento do local. Não há qualquer estatística dos feridos, mas acreditamos serem muitos aqueles que, ainda que de forma ligeira, sofrem ferimentos durante a actividade.

NÃO BEBA ÁLCOOL SE FOR PESCAR

Nunca devemos subestimar o mar. Ondas pequenas e aparentemente inofensivas podem elevar-se muito mais do que se pensa.

Grande parte dos pescadores vai à pesca durante a noite ou de madrugada, quando a escuridão não permite ver as condições do mar, aumentado bastante os riscos.

Outros erros que podem provocar acidentes fatais são o uso de calçado inadequado (que aumenta a possibilidade de escorregar nas rochas), de vestuário pesado, que pode provocar dificuldades em nadar a quem seja arrastado para o mar.

Finalmente o bom senso, que deve sempre imperar.

 

 

 

 

 

 

 

MINIMIZAR OS RISCOS

Use sempre um boné e óculos durante a pesca - assim estará protegido dos anzóis nos lançamentos e noutras situações de risco. Anzóis espetados nos dedos, mãos ou braços são dolorosos, mas normalmente não representam riscos graves, o que não acontece no caso dos olhos e rosto. Esta é uma das regras que nunca devem ser desprezadas, pois os riscos são elevados e pagam-se muito caro.

 

EVITE ESTE TIPO DE SITUAÇÕES

 

CONHEÇA O LOCAL ONDE VAI PESCAR. Pesque apenas em sítios que saiba serem seguros. Dispenda pelo menos 1/2 hora a observar o vento e a ondulação. Mas o mais importante é só pescar onde pescadores mais experientes também o façam.

COMPREENDA AS MARÉS E O TEMPO. Um pesqueiro pode parecer seguro num determinado momento, mas tudo se pode alterar no espaço de algumas horas. Consulte sempre as previsões do tempo antes de sair de casa. Se as condições forem perigosas opte por um local bastante seguro.

NUNCA PESQUE SÓZINHO. Mas se o fizer diga sempre a alguém o local exacto em que vai pescar e a que horas pensa regressar.

USE CALÇADO COM SOLAS QUE NÃO ESCORREGUEM. É muito fácil escorregar nas rochas, principalmente se estas estiverem molhadas e tiverem plantas ou limos. Use sapatos que não escorreguem ou que tenham cunhos nas solas (à venda nas lojas de material de pesca). Se souber pode fabricar os seus próprios sapatos anti-escorregamento aparafusando tampas de garrafas (caricas) às solas.

USE VESTUÁRIO ADEQUADO. Roupas leves não o arrastarão para o fundo em caso de queda ao mar.

 

SAIBA A MANEIRA DE FUGIR.  Pode acontecer que tenha de fugir rapidamente do local onde está a pescar. Certifique-se da melhor forma de o fazer em caso de necessidade. Antes de começar a pescar estude também a melhor maneira de sair da água no caso de cair.

 

CONHEÇA ALGUNS PESCADORES EXPERIENTES. Esta é uma óptima maneira de conhecer melhor as condições de um pesqueiro. Tente fazer amizade com outros pescadores à linha nos locais onde pesca regularmente - e se eles o avisarem para se afastar de um determinado local não fique ofendido - estão apenas a zelar pela sua segurança.

 

 

O manuseamento de facas e outros utensílios, como anzóis, amostras, etc deve ser feito com todo o cuidado a fim de se evitarem acidentes tanto com o próprio como com os acompanhantes.

 

Também o manuseamento das capturas deve ser feito com muito cuidado. Para além de haver várias espécies perigosas (venenosas), qualquer peixe pode provocar ferimentos ao pescador quando manuseado ainda vivo.

 

 

EVITE ESTE TIPO DE SITUAÇÕES

 

 

 

  PARA SEGURANÇA NÁUTICA POR FAVOR CLIQUE AQUI

25082011 120x90

Vídeos Katembe

 

FishingFansTop

WORLD-OF-FISHING
cyber-lake.com Top Fishing Sites

Katembe Top Fishing Sites

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2014 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  WebhostptWebmaster