home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 

 

 

COMO CONSTRUIR UM TANQUE DE ISCA VIVA

Agradecimento: Antes de mais torna-se necessário agradecer ao site da Aquatic Eco-Systems Inc.  por nos permitir utilizar a sua informação e partilhar o seu conhecimento sobre tanques de isca viva.


Introdução
O objectivo deste guia simplificado é o de ensinar as bases que permitem manter viva, a isca utilizada para a captura de peixe em sistema "catch & release" "deriva" e ou "pesca ao fundo".

Compreendendo o conceito de tanques de oxigenação.
Existem muitos conceitos ERRADOS sobre tanques de oxigenação de isca.
Os dois mais comuns são:
1. É necessário ter-se tanques de oxigenação grandes para se manter grandes quantidades de isca viva.
2. É necessário ter-se grandes bombas de abastecimento de água de modo a que se movimente grandes quantidades de água dentro do tanque, com o objectivo de se manter o peixe e isca VIVA.
Para que se entenda o que é realmente necessário para se executar uma boa oxigenação, deveremos fazer uma análise paralela entre nós humanos e os peixes.

Humanos
• Se estivermos fechados dentro de um grande quarto, completamente selado, conseguiremos respirar durante muitas horas até que todo o Oxigénio se consuma.
• Se estivermos fechados dentro de um armário completamente selado o oxigénio será consumido num tempo mais reduzido.
• Se estivermos a nadar debaixo de água sem tubo de Snorkel o oxigénio existente dentro dos nossos pulmões será rapidamente consumido.
• Em todos os casos se não existir uma reposição de oxigénio nós morreremos!
De outro modo, caso nós tenhamos um tubo de alimentação de oxigénio ou de ar fresco, nós conseguiremos manter-nos vivos independentemente do tamanho do quarto ou espaço onde nos encontramos fechados, e independentemente da qualidade do ar que se encontra a rodear-nos.


Peixes
• Se fecharmos um peixe dentro de um depósito selado de 1,000L de água o peixe viverá durante um longo período de tempo, antes de consumir todo o oxigénio
• Se nós fecharmos o mesmo peixe num depósito selado de 10L de água o peixe consumirá o oxigénio existente, num tempo mais reduzido.
• Se colocarmos o mesmo peixe fora de água (num tampo de mesa) ele morrerá rapidamente.
• Em qualquer das situações, caso não seja dado mais oxigénio ao peixe ele morrerá.

De outro modo o peixe viverá quase que indefinidamente caso nós o mantenhamos molhado e lhe passemos água com oxigénio nas suas guelras. Não importa o tamanho do tanque.

Um tanque de oxigenação é para um peixe; o que um tubo de Snorkel (respiração) é para nós.

Tanque de Isca viva portátil para pequenas embarcações

Tanque de Isca viva para fixar no Deck de uma embarcação maior

Tamanho das bombas de oxigenação de água; e dos tubos de Snorkel.
 
 


Factos
• É mais difícil respirar por uma palhinha do que por um tubo de Snorkel.
• Uma bomba de oxigenação pequena ou que seja ineficaz, não consegue fornecer a mesma quantidade de oxigénio, que uma outra que seja grande ou mais eficaz.
• Se uma bomba de oxigenação conseguir fornecer bastante oxigénio na água para que um peixe respire, não interessa o volume de água que rodeia o mesmo peixe! A Única razão pela qual se deve mudar a água de vez em quando, é o teor de AMÓNIA que se cria. Quanto mais pequeno for o deposito, mais frequentemente se deverá mudar a agua.
 

Tanque de Isca viva para fixar no Deck de uma embarcação

Necessidades básicas de um tanque de OXIGENAÇÃO
Existem três pontos fundamentais num tanque de oxigenação.
1. A direcção da água e o seu fluxo
2. O tamanho e quantidade de bolhas de ar
3. A temperatura da água

 

Um dos modelos de Bombas de oxigenação de tanques de isca viva


 

A DIREÇÇÃO DA AGUA E SEU FLUXO PARA PEIXE QUE NADE EM CARDUME.
Para peixes (isca) que seja delicada, deveremos aplicar um abastecimento de água fresca muito leve, de modo a que não se crie uma grande corrente dentro do tanque. Se o fluxo de agua for elevado e turbulento, eles não sobreviverão por muito tempo. O ritmo de abastecimento de água deverá ser na ordem dos 6 a 10 L por Hora e o interior do tanque deverá ser circular, de modo a que eles nadem sempre na mesma posição, em cardume, e contra a corrente sem se cansarem.

PARA CAMARÃO E PEIXES QUE NÃO ANDEM EM CARDUME
As espécies que não nadam em cardume não necessitam de um depósito cujo interior seja circular. Dependendo das espécies, poder-se-á aumentar o volume de alimentação de água ao depósito.
Para iscas tipo camarões e outros pequenos crustáceos deverá ser colocado no depósito de água um pano ou rede de malha fina com o objectivo de se permitir que eles se agarrem e não passem o dia a nadar a favor ou contra a corrente. O volume de abastecimento de água deverá ser muito suave.


TAMANHO E QUANTIDADE DE BOLHAS DE ÀGUA
Agradeço que veja a quantidade de bolhas produzidas por uma bomba de oxigenação de um aquário normal. Veja quanto rapidamente as bolhas de ar se deslocam para a superfície. Elas produzem pouca oxigenação na água, mas por outro lado executam um belíssimo efeito visual e ornamental no aquário.
Uma boa norma a seguir é a seguinte. Quanto menor for a bolha de ar mais tempo ela leva a chegar à superfície, aumentando portanto a sua capacidade de oxigenação e dissolução na agua.

TEMPERATURA DA ÁGUA
Quanto mais quente for a água, menos oxigénio manterá. Os peixes consumirão mais oxigénio, (e mais rapidamente,) caso a água do tanque aqueça. Quanto mais tempo a água se mantiver fria mais oxigénio manterá.
Se necessário, utilize um termómetro de aquário de casa, para controlar a temperatura da água do depósito. Mantenha sempre a temperatura do depósito de isca viva, entre os oito graus de diferença; entre a água onde a isca foi apanhada e a do LIVE BAIT TANK.


ABRAÇOS E NUNCA SE ESQUEÇAM..... KEEP YOUR LINES TIGHT.......EHEHEH



PEDRO MIGUEL DRAY

 

 

25082011 120x90

FishingFansTop

WORLD-OF-FISHING
cyber-lake.com Top Fishing Sites

Katembe Top Fishing Sites


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2014 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  WebhostptWebmaster