home

blogue

facebook

twitter

pesca tv

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 


 

 

A TREMELGA

Common torpedo

 

 

Ordem: Torpediniformes

Família: Torpedinidae

Género: Torpedo

Espécie: T. torpedo

Nomes-comuns:  Torpedo, tremedeira, treme-mão ou tremelga

 

Algumas espécies de raias têm a capacidade de produzir electricidade que pode provocar choques violentos, de cerca de 200 volts,  durante ataques às suas presas ou em situações de perigo / auto-defesa.  São conhecidas por tremelgas e são comuns na costa portuguesa, nomeadamente na costa Mediterrânea.

O aparelho eléctrico destes animais é composto por cerca de 3 milhões de células equiparadas a pequenas pilhas eléctricas independentes. As descargas são sempre feitas na vertical, sendo o positivo na parte superior do dorso e o negativo na parte inferior - o que quer dizer que, para se sentir o choque, terá de se fechar o circuito, isto é, tocar no animal em pontos diferentes, na parte de cima e na parte de baixo ao mesmo tempo.

As tremelgas não atingem tamanhos relevantes, não ultrapassando, em regra, os 60 cm de comprimento. Encontram-se geralmente meio enterradas na areia ou no lodo de fundos até aos 180 metros, têm um corpo arredondado, uma pele lisa e nua e cauda curta, sendo muito raro encontrá-las perto da superfície. São essencialmente carnívoras, alimentando-se de moluscos, vermes, crustáceos e, ocasionalmente, de peixes mais pequenos. O pequeno tamanho da boca e a sua posição na parte inferior do corpo dificulta a captura de peixes, pois têm necessidade de se colocar por cima das presas para que as possam comer.

É utilizada para a alimentação humana, e foi usada na medicina pelos antigos Romanos e Gregos para tratamento de dores musculares devido às suas propriedades eléctricas. Nos séculos XVIII e XIX usavam o óleo de fígado de tremelga como combustível para iluminação.

 

Foto: Blogue o Fogão do Kuka

É conhecida em algumas zonas do Algarve por "galinha do mar" porque as suas barbatanas fazem lembrar asas de galinha, devido ao seu feitio. Apesar do seu aspecto estranho, a sua carne tem um sabor delicado e é um excelente peixe para a confecção de caldeiradas.

 

 

 


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2016 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster