home

blogue

facebook

twitter

publicidade

mapa do site

privacidade

webmaster

 

 

 

 

 

COMO INTERPRETAR PARA A SUA ZONA (3)

por Jorge Ponte

 


 

FIGURA 3 - Situação de Nortada, com os ventos fortes a gerarem ondulação local com cerca de 4 metros e período muito baixo. Na costa, as ondas seriam muito irregulares e mais baixas.

 

5. Análise de uma previsão

Antes de mais, quero referir outro aspecto importante: como todas as previsões meteorológicas, o Windguru, apesar de fazer previsão para uma semana, só é fiável dentro dos próximos 3 dias. O resto dá para ter uma ideia, mas pode ser ainda significativamente alterado. Vamos supor que temos a seguinte situação, verificada no dia 8 de Maio de 2009:


Sábado: Situação com uma ondulação de Noroeste com 3,3 metros, com período alto e pouco vento. Espera-se umas ondas altas e bem formadas (2/2,5 m nas praias mais expostas). Teremos algumas ondas na Linha do Estoril ( aprox.1m).

Domingo: Pouco vento, mas swell a baixar de intensidade. De manhã, espera-se ainda um mar forte semelhante ao do dia anterior, mas durante a tarde a altura das ondas vai diminuir, embora continuem com um aspecto regular.

Segunda: O período vai baixar consoante o aumento do vento. Provavelmente teremos uma maior geração local de ondas, que resultará num mar irregular com a altura das ondas nas praias a ser inferior à ondulação no mar indicada no site (2,5 m). Haverá ondas em Sesimbra e na Arrábida (entre 0,5/1 metro de altura), assim como na linha do Estoril porque a ondulação rodou para sudoeste.

Terça e Quarta: Bastante vento, período baixo e ondulação virar a noroeste com 2 metros. Mar irregular com altura das ondas a ser baixa em toda a costa exposta à ondulação.

 

 

E para finalizar,mais duas ou três das mais importantes situações no Windguru.

 

Este quadro indica um mar muito forte, a crescer de Sábado para Domingo, com uma direcção de Noroeste. O periodo é sempre muito elevado, por se tratar de um swell gerado no Atlântico Norte, mas no Domingo os ventos muito fortes vão diminuí-lo um pouco. Podemos esperar no Sábado um dia com ondas muito altas e perfeitas, com alturas que talvez cheguem a 4/5 metros nas praias mais expostas. Já no Domingo, o swell aumenta, as boias registarão obviamente uma ondulação maior, mas na praia observaremos provavelmente ondas não tão altas como no dia anterior. Assim, Domingo será um dia com um mar tempestuoso, com ondas a atingir em alguns locais perto dos 4 metros de altura. Será um swell que tem muita energia e poderá ser sentido em zonas abrigadas das ondulações de noroeste.

Começamos no Sábado com um comportamento normal de Verão, vento fraco, ondulação de 1,5 m e período médio. Espera-se por isso ondas bem-definidas na costa de 1-1,5 metros nas zonas mais expostas e flat nas zonas protegidas. Já no Domingo, uma situação de Nortada com aumento do vento de Norte, que gerará ondas locais com periodo curto. Mar, portanto, irregular com aspecto tempestuoso, mas com ondas na costa a não atingirem alturas superiores a 1,5 m nos locais mais expostos.

 

Espero ter contribuído para uma melhor interpretação dos dados disponibilizados pelo Windguru.

Boas pescarias.

 Jorge Ponte

 

 

                                                          voltar

 


 

 

 

Vídeos Katembe

Feira da Ladra - Lisboa

WORLD-OF-FISHING


Última actualização / Last updated:   

 

       Page Ranking Tool   

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2017 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster