home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 

 

AS LINHAS DE PESCA

As primeiras linhas utilizadas para a pesca eram crinas de animais entrançadas. Posteriormente passou a utilizar-se a seda e o algodão, até à invenção das fibras sintéticas, e do nylon, em 1935. A partir daí as linhas de pesca passaram a ser fabricadas em fibras sintéticas (Poliamida), até aos nossos dias. A evolução técnica no fabrico das fibras e as suas propriedades físicas fizeram do nylon a matéria base das linhas de pesca actuais, com grande resistência à rotura, à abrasão e ao impacto e com características de elasticidade aliadas a grande dureza e maleabilidade. Aparentemente iguais, há no entanto grandes diferenças que se reflectem nas características e, consequentemente, no seu preço de venda.

Apareceram recentemente no mercado novos tipos de linhas de pesca, fabricadas com modernas fibras sintéticas, e que são constituídas por microfilamentos entrançados que compõem uma única linha. Estas super linhas  têm uma resistência 4/5 vezes superior às linhas convencionais com o mesmo diâmetro fabricadas em nylon (Poliamida) e apresentam uma elasticidade de apenas 5%, contrariando os 20% / 30% das outras. Segundo os fabricantes destas novas fibras, as super linhas resistem perfeitamente aos efeitos dos raios ultra-violetas do sol e ao salitre, que fragilizam e ressecam as linhas convencionais.

 

 

Características das linhas de pesca

Tipo de filamento

As linhas de pesca convencionais são actualmente divididas em 2 grupos: monofilamento (compostas por 1 único fio) e multifilamento (compostas por vários fios ou agrupamentos de fios, entrançados ou fundidos). 

As linhas multifilamento são preferíveis às monofilamento pois para além de maior resistência têm uma memória praticamente nula.

 

Diâmetro (espessura)

Medido normalmente em milímetros, um maior diâmetro proporcionará, naturalmente, uma maior resistência, aguentando mais peso  - em contrapartida oferecerá maior resistência nos lançamentos, que serão mais curtos quando comparados com uma linha de menor espessura e o carreto também comportará menor quantidade de linha.

 

Resistência

Normalmente expressa em libras ou quilos, é o peso máximo que uma linha suporta.
 

Memória

Devido à forma como estão enroladas nos carretos as linhas têm tendência a assumir a forma de espiral. A capacidade de resistência a esta deformação determina a memória de uma linha, sendo sempre melhor uma linha com baixa memória.
 

Cores

Transparentes ou coloridas, tudo depende da opção do pescador. As cores vivas possibilitam uma melhor visibilidade da linha, permitindo ao pescador ver onde esta cai e por onde passa, o que é importante para quem pesca com amostras.

 

 

 

 

Cuidados com as linhas

São vários os factores que levam uma linha a perder qualidade: os efeitos do sol, o calor, a torção, o atrito, o salitre, os produtos químicos que utilizamos para a lubrificação dos carretos, etc.

A única forma de prolongar a sua vida útil e prevenir surpresas desagradáveis é a lavagem com água e sabão neutro após cada pescaria, particularmente se esta tiver sido em água salgada. Também deve ter cuidado com o estados dos passadores da cana (passe um bocado de algodão pelos passadores e se algum bocado ficar preso é porque o passador precisa de ser substituído). As linhas também devem ser substituídas com relativa frequência, que será mais elevada caso se pesque em locais rochosos, em que os efeitos do atrito sejam maiores.

CONSERVAÇÃO DAS LINHAS DE PESCA

 

A forma que utilizo para conservar  as linhas de pesca em condições aceitáveis pelo maior tempo possível consiste em, após a chegada da pescaria, passar a bobina do carreto por água doce corrente durante uns momentos e depois deixá-la de molho, completamente submersa, dentro de um recipiente com água doce a que adiciono uma colher de sopa de vaselina líquida, durante 2/3 horas.  Com este método garanto uma período de vida muito maior à linha, bem como as respectivas características.    

 

 


LINHAS DE PESCA EM NYLON

Características padronizadas das linhas de pesca de nylon

podem variar um pouco consoante os fabricantes
 

ESPESSURA LIBRAS QUILOS
0,14 mm 3 lbs 1,5 kgs
0,16 mm 4 lbs 2,0 kgs
0,18 mm 5 lbs 2,5 kgs
0,20 mm 6 lbs 3,0 kgs
0,23 mm 8 lbs 4,0 kgs
0,25 mm 10 lbs 5,0 kgs
0,28 mm 12 lbs 6,0 kgs
0,30 mm  14 lbs 7,0 kgs
0,33 mm 16 lbs 8,0 kgs
0,37 mm 20 lbs 10,0 kgs
0,42 mm 25 lbs 12,0 kgs
0,47 mm 30 lbs 14,0 kgs
0,52 mm 35 lbs 16,0 kgs
0,57 mm 40 lbs 18,5 kgs

 

   voltar a material para a pesca

 

 

GIF Tap Portugal 120x90

FishingFansTop

WORLD-OF-FISHING

Katembe Top Fishing Sites

 

Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2015 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster