Coisa
que todos os pescadores fazem é a regulação do drag, embraiagem ou
travão dos seus carretos. Mas quando se pergunta a alguém como é que
tem o drag regulado, para além de se notar um desconforto evidente, a
resposta é invariavelmente, meio aberto, meio fechado, um bocadinho
aberto, etc., etc., etc.
No entanto é extremamente simples regular o drag do carreto de uma
forma precisa e com um valor explicito, de modo a saber-se qual a
carga exacta que levará este a ceder linha.
Normalmente um carreto deverá ser regulado para uma carga entre 25% e
33% do valor da carga de rotura da linha que contém. E porquê?
Quando um fabricante de linha (mono ou multi)
afirma que a linha é de por exemplo 30 Libras (13,6 kg - 1kg = a
2,2046 Lb), está a afirmar que a carga ou tensão de rutura da linha é
desse valor. Os testes aos fios são efectuados por aparelhos de
tracção que aplicam carga crescente e constante até à rotura, e estes
valores serão meramente indicativos.
No entanto, nada
disto se passa na pesca.
1º Quando pescamos as linhas possuem nós, o que lhes diminui de
imediato a resistência.
2º Nenhum peixe exerce uma tracção constante crescente na linha, sendo
que pelo contrário, o mais usual é que o peixe produza nelas cargas de
impacto, que no seu ponto máximo podem ser 3 a 4 vezes superiores á
tensão de rotura da mesma. Numa linguagem simples, se segurarmos um
cordel entre as mãos e fizermos forças opostas poderemos não o partir,
mas se lhe dermos uma relativa folga e dermos um esticão, partimo-lo
de certeza.
Ora então se temos no nosso carreto uma linha de 13,6 kg ou 30 libras,
vamos regular o drag para a soltar com uma carga entre 3,4 kg e 4,5 kg
com a cana firmemente segura e ajuda de uma balança digital e/ou
conforme a figura seguinte:
Esta calibragem deverá fazer-se de menos para mais e nunca ao
contrário de modo a não sujeitar a linha a esforços repetidos e
desnecessários durante muita vezes. Quando chegarmos ao valor
pretendido, basta fazer uma marca com uma caneta daquelas para
escrever em CD no anel da bobina e saberemos sempre que naquele local
o drag está afinado para X kilos.
Também se pode fazer esta afinação com a cana deitada e a linha a sair
no seu eixo horizontal, isto é, sem fazer força nos passadores, mas aí
deverá regular-se o drag para 15% do valor de rotura da linha conforme
imagem seguinte, no caso para uma linha de 12 Libras (5,8 kg).
É fácil e não é só no Big Game que esta afinação é essencial.
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