home

facebook

instagram

twitter

blogue

mapa do site

publicidade

privacidade

Contacta-nos

 

 

 

COMO CONSTRUIR UM TANQUE DE ISCA VIVA

Agradecimento: Antes de mais torna-se necessário agradecer ao site da Aquatic Eco-Systems Inc.  por nos permitir utilizar a sua informação e partilhar o seu conhecimento sobre tanques de isca viva.


Introdução
O objectivo deste guia simplificado é o de ensinar as bases que permitem manter viva, a isca utilizada para a captura de peixe em sistema "catch & release" "deriva" e ou "pesca ao fundo".

O c
onceito de tanques de oxigenação:
Existem muitos conceitos ERRADOS sobre tanques de oxigenação de isca.
Os dois mais comuns são:

1. É necessário ter-se tanques de oxigenação grandes para se manter grandes quantidades de isca viva.

2. É necessário ter-se grandes bombas de abastecimento de água de modo a que se movimente grandes quantidades de água dentro do tanque, com o objectivo de se manter o peixe e isca VIVA.

Para que se entenda o que é realmente necessário para se executar uma boa oxigenação, deveremos fazer uma análise paralela entre nós humanos e os peixes.

Humanos
• Se estivermos fechados dentro de um grande quarto, completamente selado, conseguiremos respirar durante muitas horas até que todo o Oxigénio se consuma.
• Se estivermos fechados dentro de um armário completamente selado o oxigénio será consumido num tempo mais reduzido.
• Se estivermos a nadar debaixo de água sem tubo de Snorkel o oxigénio existente dentro dos nossos pulmões será rapidamente consumido.
• Em todos os casos se não existir uma reposição de oxigénio nós morreremos!
De outro modo, caso tenhamos um tubo de alimentação de oxigénio ou de ar fresco, conseguiremos manter-nos vivos independentemente do tamanho do quarto ou espaço onde nos encontramos fechados, e independentemente da qualidade do ar que nos rodeia.

Peixes
• Se fecharmos um peixe dentro de um depósito selado de 1,000L de água o peixe viverá durante um longo período de tempo, antes de consumir todo o oxigénio
• Se nós fecharmos o mesmo peixe num depósito selado de 10L de água o peixe consumirá o oxigénio existente, num tempo mais reduzido.
• Se colocarmos o mesmo peixe fora de água (num tampo de mesa) ele morrerá rapidamente.
• Em qualquer das situações, caso não seja dado mais oxigénio ao peixe ele morrerá.

De outro modo o peixe viverá quase que indefinidamente caso nós o mantenhamos molhado e lhe passemos água com oxigénio nas suas guelras. Não importa o tamanho do tanque.

Um tanque de oxigenação é para um peixe; o que um tubo de Snorkel (respiração) é para nós.

Tanque de Isca viva portátil para pequenas embarcações

Tanque de Isca viva para fixar no Deck de uma embarcação maior

Tamanho das bombas de oxigenação de água; e dos tubos de Snorkel.
 
 


Factos
• É mais difícil respirar por uma palhinha do que por um tubo de Snorkel.
• Uma bomba de oxigenação pequena ou que seja ineficaz, não consegue fornecer a mesma quantidade de oxigénio, que uma outra que seja grande ou mais eficaz.
• Se uma bomba de oxigenação conseguir fornecer bastante oxigénio na água para que um peixe respire, não interessa o volume de água que rodeia o mesmo peixe! A Única razão pela qual se deve mudar a água de vez em quando, é o teor de AMÓNIA que se cria. Quanto mais pequeno for o deposito, mais frequentemente se deverá mudar a agua.
 

Tanque de Isca viva para fixar no Deck de uma embarcação

 

Necessidades básicas de um tanque de OXIGENAÇÃO
Existem três pontos fundamentais num tanque de oxigenação.
 

1. A direcção da água e o seu fluxo
2. O tamanho e quantidade de bolhas de ar
3. A temperatura da água

 

Um dos modelos de Bombas de oxigenação de tanques de isca viva


 

A DIREÇÇÃO DA AGUA E SEU FLUXO PARA PEIXE QUE NADE EM CARDUME.
Para peixes (isca) que seja delicada, deveremos aplicar um abastecimento de água fresca muito leve, de modo a que não se crie uma grande corrente dentro do tanque. Se o fluxo de agua for elevado e turbulento, eles não sobreviverão por muito tempo. O ritmo de abastecimento de água deverá ser na ordem dos 6 a 10 L por Hora e o interior do tanque deverá ser circular, de modo a que eles nadem sempre na mesma posição, em cardume, e contra a corrente sem se cansarem.

PARA CAMARÃO E PEIXES QUE NÃO ANDEM EM CARDUME
As espécies que não nadam em cardume não necessitam de um depósito cujo interior seja circular. Dependendo das espécies, poder-se-á aumentar o volume de alimentação de água ao depósito.
Para iscas tipo camarões e outros pequenos crustáceos deverá ser colocado no depósito de água um pano ou rede de malha fina com o objectivo de se permitir que eles se agarrem e não passem o dia a nadar a favor ou contra a corrente. O volume de abastecimento de água deverá ser muito suave.

TAMANHO E QUANTIDADE DE BOLHAS DE ÀGUA
Agradeço que veja a quantidade de bolhas produzidas por uma bomba de oxigenação de um aquário normal. Veja quanto rapidamente as bolhas de ar se deslocam para a superfície. Elas produzem pouca oxigenação na água, mas por outro lado executam um belíssimo efeito visual e ornamental no aquário.
Uma boa norma a seguir é a seguinte. Quanto menor for a bolha de ar mais tempo ela leva a chegar à superfície, aumentando portanto a sua capacidade de oxigenação e dissolução na agua.

TEMPERATURA DA ÁGUA
Quanto mais quente for a água, menos oxigénio manterá. Os peixes consumirão mais oxigénio, (e mais rapidamente,) caso a água do tanque aqueça. Quanto mais tempo a água se mantiver fria mais oxigénio manterá.
Se necessário, utilize um termómetro de aquário de casa, para controlar a temperatura da água do depósito. Mantenha sempre a temperatura do depósito de isca viva, entre os oito graus de diferença; entre a água onde a isca foi apanhada e a do LIVE BAIT TANK.

ABRAÇOS E NUNCA SE ESQUEÇAM..... KEEP YOUR LINES TIGHT.......EHEHEH



PEDRO MIGUEL DRAY

 

 

 

 

 

Última actualização / Last updated:   

 

contador de visitas gratis visitantes

Page Ranking Tool

   Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2021 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por  LusoAlojaWebmaster