home

blogue

facebook

twitter

top sites

mapa do site

privacidade

webmaster

publicidade

 

 

 

 

OS PEIXES - A BOCA E FORMAS DE ATACAR O ISCO
 


A localização da boca e a respectiva dentição estão intimamente ligados ao tipo de alimentação de cada espécie, pelo que, quando fazemos uma montagem ou iscamos os nossos anzóis, convém termos alguma ideia da forma como a nossa espécie alvo se alimenta e como deverá atacar o isco.

 

 


Peixes que "chupam" o isco

Ao atacarem o isco, os peixes da família dos Mugilidae (tainhas, muges, garrentos), com uma boca virada para a superfície, sorvem-no delicadamente, com tendência para o cuspir uma ou duas vezes antes de o reter na boca, pelo que o seu toque é quase imperceptível.

 

 

 

 

 

 

Peixes que "trincam" o isco

Peixes que andam muitas vezes em cardume, trincam o isco e afastam-se rapidamente para evitar concorrência, dando vários toques seguidos antes de ferrarem, como os sargos e safias (Diplodus sargus e Diplodus vulgaris).

 

 

 

 

 

 

Peixes que "sugam" o isco

Estes peixes da família dos Mullidae (salmonetes), têm a boca virada para baixo, adaptada para se alimentarem aspirando as areias do fundo e os "famosos" xarrocos, terríveis predadores dos fundos. Costumam engolir o isco duma só vez.

Também os peixes planos, como o linguado, solha e os pregados, por terem a boca na parte inferior do corpo, atacam o isco engolindo-o de uma só vez, provocando apenas um toque forte e, normalmente, embuchando.

 

 

 

 

Peixes que "cospem" o isco

Estão neste grupo os peixes da família Sparidae, como as douradas. Muito habituadas aos moluscos, que atacam em duas fases (1º mordem para partir a casca, cospem e só à segunda é que engolem), o que provoca ligeiros toques na cana a que se segue um esticão forte quando engolem o isco e se afastam.

 

 

 

 

 

 

 

 

Peixes que "beliscam" o isco

 

Quase sempre os bodiões e outros peixes de boca pequena, bem como os herbívoros como a salema, que vão beliscando o isco e só quando este está muito pequeno é que o engolem.

 

 

 

 

 

 

Peixes que "engolem" o isco

São os grandes predadores, como a corvina, o robalo, o carapau e a cavala. Com bocas grandes, engolem as presas à primeira para que não fujam, sendo também, desta forma, que atacam o isco. O normal é apenas um ataque e um toque bem forte na cana.

 

 

 

 


 

Observações: Tenha em atenção que as descrições acima nem sempre correspondem à realidade, pois em muitos casos ocorrem situações diferentes, por vezes completamente opostas.

 

 

 

GIF Tap Portugal 120x90

FishingFansTop

WORLD-OF-FISHING

Katembe Top Fishing Sites


Última actualização / Last updated:   

 

      ALEXA PAGE RANK    Page Ranking Tool     

Visualização 1024 x 768 | © Copyright 2003 - 2015 | Todos os direitos reservados | Propriedade ® KATEMBE | Página alojada por LusoAlojaWebmaster